Ao longo do dia, ou até mesmo quando se está dormindo, acontece muito o ato de ranger os dentes sem querer? Isso pode ser bruxismo e briquismo, uma condição onde a pessoa tenciona os dentes involuntariamente.
Porém, o que muita gente não sabe, é que há diferenças entre essas duas condições.
Antes de tudo, é sempre bom relembrar que o cuidado com a saúde bucal deve ser tão grande quanto qualquer outro, já que a boca funciona como uma porta de entrada para diversas doenças, então não pode deixar que haja a proliferação de bactérias.
Caso haja algum problema em sua boca, visite uma clínica dentária.
Vale lembrar que o cuidado com a saúde bucal parte, primeiramente, do individual de cada um.
O ideal é manter visitas frequentes com um profissional odontológico, para que ele sempre te instrua da melhor maneira de cuidar corretamente da cavidade bucal.
Um exemplo é realizar escovações diárias, no mínimo 3 vezes ao dia, com o uso do fio dental para uma maior eficácia.
No caso de alguma complicação, consulte um dentista 24 horas.
O que é bruxismo e briquismo

Essas duas condições são muito semelhantes, porém não são iguais. Muita gente já tem o conhecimento do que se trata bruxismo, já que é um nome mais falado no dia a dia. Porém, o briquismo não é muito comentado, mas ambos devem ter a mesma atenção.
Assim como qualquer outro problema causado na cavidade bucal, esses dois devem ser tratados com seriedade, já que o não tratamento pode resultar em problemas futuros complexos. Se você possui alguma dessas condições, não deixe de realizar uma consulta em uma clínica de odontologia.
O bruxismo é uma condição que faz a pessoa ranger os dentes à noite, principalmente quando está dormindo de maneira involuntária. Pode acontecer por diversas causas, como o estresse. Esse tipo de problema é muito comum, mas deve ser tratado de forma séria.
Em contraponto, o briquismo, que não é muito comentado pelas pessoas, é uma condição muito parecida, só que ela ocorre quando a pessoa está acordada, ou seja, ela range e aperta fortemente os dentes, de forma natural e automática, porém quando está totalmente ativa.
Um dos principais fatores para a causa dela são o estresse e a ansiedade.
Independentemente de qual dessas duas condições você tiver, deve procurar um especialista na área.
Por mais que pareça algo inofensivo, o simples ato de bater os dentes um contra o outro, pode acarretar no desalinhamento deles, ou até mesmo, em casos mais graves, no seu completo desgaste.
Dessa maneira, a primeira coisa que deve fazer, mediante a qualquer pequeno sinal de desgaste do dente, é visitar um consultório dentário. Fora isso, há outros sintomas que devem ser levados em consideração, como:
- Fortes dores de cabeça;
- Dores no rosto;
- Dores na mandíbula;
- Dificuldade ao mastigar.
Vale constar, que é possível apresentar as duas condições simultaneamente, na verdade, é mais comum do que se imagina, porém, nesses casos, deve ter o dobro da preocupação, já que estará com o problema em dose dupla.
Por isso, não deixe de consultar um consultório de odontologia frequentemente.
Como realizar o tratamento
Agora que ficou mais claro a diferença entre as duas condições, bem como a preocupação que deve ter caso apresente algum sintoma. Desse modo, é importante entender a forma de tratamento que deve-se recorrer para amenizar os possíveis danos.
A primeira coisa que pode fazer, é utilizar alguma coisa que pare o atrito entre os seus dentes. Um exemplo disso, é um aparelho invisível que fará com que o ranger não seja tão prejudicial, pois ele vai bloquear esse ato, amenizando futuros danos.
Por uma das maiores causas ser o estresse, você deve procurar meios que te relaxem mais durante o dia.
Qualquer maneira de distração, como ler um livro, por exemplo, já fará com que se sinta menos tensionado, o que no futuro pode gerar, uma melhora no estresse.
A alimentação também pode ser uma das causas, já que o vício em cafeína, por exemplo, pode acarretar em um aumento da ansiedade, que também gera o bruxismo e o briquismo.
Nesse caso, tente balancear sua dieta, realizando uma alimentação saudável e consciente, sem muitos excessos. Uma boa dica de comidas para amenizar a ansiedade são frutas vermelhas e cítricas.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.